quarta-feira, 1 de março de 2023

Sabe de quê a terceira idade gosta? quem somos? #60+ #idosos


A população idosa de hoje em dia, está antenada em novidades e consumindo produtos além de suas necessidades. 

Não há como negar que os idosos representam grande parte da população brasileira. E, diferente do que muitas pessoas pensam, foi-se o tempo em que a população idosa passava o dia todo na frente da Tv ou em casa.

Dados de 2021 divulgados pela Agência Brasil, mostram que dos 210 milhões brasileiros, 37,7 milhões são pessoas idosas, ou seja, que têm mais de 60 anos.

Além disso, a mesma pesquisa revelou outras estatísticas interessantes que mostram que 18,5% da população 60+ ainda trabalha e 75% dela contribui para a renda de onde moram com uma vida muito mais ativa e conectada.

Uma pesquisa divulgada pela Kantar IBOPE Media, mostrou que  ao longo de 2020, 85% dos idosos conectados à internet a utilizaram para obter informações sobre produtos ou serviços antes da realização de uma compra, e 75% efetivamente adquiriram algo online. 

Muitos dos idosos entrevistados, disseram ainda que a pandemia contribuiu para a adoção da tecnologia no cotidiano, proporcionando maior aprendizado e novas habilidades tecnológicas para a terceira idade.

Dessa forma, não podemos negar que já passou da hora de a indústria dar a devida atenção que esse público merece. Certamente os idosos de hoje não são mais como os de antigamente, ou seja, eles podem aquecer e muito o mercado de vendas do Brasil através de produtos específicos para esse tipo de público.

Com a evolução da população idosa e até mesmo no nosso dia a dia conhecemos algum familiar ou amigo que ainda está na “ativa”. Isto é, trabalha, estuda, viaja, se relaciona e, dessa forma, a lista de produtos que essa faixa etária precisa vai muito além de itens básicos para cuidados pessoais.

Com essa evolução a indústria tecnológica desenvolveu, especialmente para a terceira idade, aparelhos eletrônicos como celulares, notebooks, tablets e afins, e já fazem parte da nossa rotina. Então consequentemente, com a digitalização da maioria dos serviços e a utilização de internet banking, por exemplo, ter acesso facilitado à internet tornou-se indispensável na vida da maioria das pessoas.

No entanto, o consumidor da terceira idade, muitas vezes, necessita de uma atenção especial para aprender a manusear  esses  aparelhos, por isso já existem aparelhos celulares destinados especialmente para idosos. A ideia é genial e facilita demais o dia a dia deles. Imagine um smartphone  com letras e ícones maiores, agenda com contatos de emergência acessíveis e muito mais vantagens é incrível não é mesmo?

Não longe disso, artigos de vestuário, que independente da idade, vestir- se bem é estar feliz consigo mesmo e é uma das melhores coisas para o nosso bem-estar e autoestima.

Como já disse anteriormente, grande parte da população brasileira com mais de 60 anos continua trabalhando, assim como os aposentados que também mostram desejo de continuar no mercado de trabalho mesmo após a aposentadoria.

Não posso deixar de frisar que saúde, bem-estar, higiêne e beleza também está, nessa fase da vida, como algumas das prioridades e necessidades que não tínhamos antes, o que é extremamente normal fazer uso de hidratantes, óleos corporais, perfumes e sabonetes e, boa parte deles, escolhem exercícios para melhorar seu condicionamento físico e de baixo impacto nas articulações como: Hidroginástica, natação, yoga e pilates, por exemplo.  Por isso é preciso tomar um cuidado maior com a saúde. No entanto, isso é o que essa faixa etária faz de melhor.

Mesmo com o fenômeno da internet a leitura faz bem para todas as idades e para o público 60+ não é diferente. A atividade intelectual já foi comprovada que ajuda evitar ou retardar doenças neurológicas degenerativas como Alzheimer, por exemplo.

E para finalizar, já notou como a terceira idade adora viajar? Após trabalharem uma vida inteira, nada mais merecido que conhecer novos lugares. Principalmente, com um pouco mais de tempo e dinheiro, devido à aposentadoria. 

Não tenha medo de envelhecer!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A NECESSIDADE DE TERMOS AMIGOS

Logo após uma audiência ouvi esta indagação de uma escrevente para uma promotora: Porquê, em nossa vida cotidiana, dizemos que temos poucos ...