quarta-feira, 1 de agosto de 2018

“AS COTAS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA"

Usama Samara Consultoria
Publicado por Usama Samara · 1 minuto ·
“AS COTAS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA"
Antes de mais nada, quero deixar claro que não sou favorável a qualquer tipo de discriminação e nem defendo, aqui, qualquer enfrentamento racial ou qualquer que seja. O que me interessa, profundamente, é promover um amplo diálogo a respeito dessa intrigante conquista social: “AS COTAS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA”. Mesmo entre os defensores da aplicação do chamado modelo de ação afirmativa na educação e, para corrigir desigualdades e preconceitos impregnados na sociedade brasileira, a política de cotas é um avanço no cenário histórico de negação e exclusão dos negros, pobres e indígenas do ensino superior.
Isto é um fato. Uma forma de retribuição à raça negra, que diante de injustiças sofridas - principalmente no passado - possui menos oportunidades para entrar na Universidade Pública. Nesse modelo sempre deverão ter prioridade os estudantes autodeclarados negros, pardos e indígenas em detrimento do preenchimento pelo critério exclusivo do mérito do estudante.
A par disso, vem na esteira dessa conquista, a Universidade do Estado da Bahia, que cria cotas para transexuais, travestis, quilombolas e ciganos, pessoas com deficiência, autismo e altas habilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A NECESSIDADE DE TERMOS AMIGOS

Logo após uma audiência ouvi esta indagação de uma escrevente para uma promotora: Porquê, em nossa vida cotidiana, dizemos que temos poucos ...