segunda-feira, 20 de maio de 2019

“MACHISTA, RACISTA, HOMOFÓBICO E MISÓGINO”


Ontem, respondendo a um comentário num post meu, me deparei com as expressões: “MACHISTA, RACISTA, HOMOFÓBICO E MISÓGINO”, claro que se referem ao presidente Bolsonaro.

Parei para pensar em todas essas “qualidades” do presidente. Vi que tais adjetivos são muito bem aplicados à maioria da nossa população, portanto, não sendo uma “qualidade única de Bolsonaro”. 

Desde os primórdios fomos educados numa sociedade machista, onde o homem se sobrepõe às mulheres num conceito de superioridade de gênero, ajudando a alimentar a ideia de desvalorização e preconceito às mulheres.

Quanto ao racismo nem precisa muito se aprofundar, pois convivemos, desde que nascemos com a prática velada de racismo no Brasil. O Negro foi escravizado nesse país com apoio do Governo, da Igreja e das Instituições aqui estabelecidas. Mulata, cabelo crespo, preto, de cor, sempre foram palavras usadas para ofender, denegrir e discriminar as diferenças biológicas entre os povos.

Já a Homofobia, essa repulsa e preconceito à homossexualidade no sentido de colocar o homossexual na condição de anormalidade e inferioridade, colocando a heterossexualidade como padrão na sociedade. Esse conceito de homofobia sempre foi pregado na sociedade pela classe dominante e pelas religiões. Na própria bíblia os homofóbicos buscam textos a favor dessa errônea ideia de anormalidade, ora dizendo: Deus criou o sexo para ser feito apenas entre um homem e uma mulher, e apenas se forem casados. (Gênesis 1:27, 28; Levítico 18:22;Provérbios 5:18, 19).

Finalmente a Misoginia, outra “qualidade” atribuída a Bolsonaro, mais pelo simples fato de atribuir algo pejorativo a uma pessoa, essa palavra só tem sentido no dicionário, onde se lê: “repulsa ou ódio contra as mulheres” visto ser uma palavra pouco usada no cotidiano. Como não estou aqui para defender o presidente, deixo as conclusões aos leitores.

Portanto, concluo que Bolsonaro não é, nada mais, nada menos, que fruto de nossa sociedade que impõe goela abaixo preconceitos, intolerância e falta de diversidade desde que nascemos. Ele representa a grande maioria do povo brasileiro e não somente quem o elegeu. Negros, mulheres, Gays, sofrem e sofrerão por muito tempo ainda o preconceito enraizado numa sociedade hipócrita e discriminatória em que vivemos.

Só mudaremos essa condição vexatória quando hipócritas que comandam a sociedade, em todos os setores, passem a fazer aquilo que realmente fazem e não aquilo que pregam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A NECESSIDADE DE TERMOS AMIGOS

Logo após uma audiência ouvi esta indagação de uma escrevente para uma promotora: Porquê, em nossa vida cotidiana, dizemos que temos poucos ...