quinta-feira, 29 de junho de 2023

A Liberdade de Manifestação do Pensamento, o esmagamento Estatal e a Censura à Rádio Jovem Pan

A liberdade de manifestação do pensamento e a liberdade de expressão são direitos fundamentais assegurados pela Constituição Federal brasileira em seus artigos 5º, incisos IV e IX. No entanto, nos deparamos com situações em que o Estado exerce um controle excessivo sobre o que é veiculado por veículos de comunicação, como é o caso da rádio Jovem Pan. Nesse contexto, emerge uma preocupante forma de censura, que vai de encontro aos princípios democráticos e à garantia de uma sociedade plural e aberta ao debate. 

O papel da liberdade de manifestação do pensamento é um pilar essencial para a construção de uma sociedade livre e democrática. Ela permite que os cidadãos expressem suas opiniões, ideias e críticas, fomentando o debate público e promovendo a diversidade de pontos de vista. 

A garantia constitucional da liberdade de expressão assegura a liberdade de manifestação do pensamento e a liberdade de expressão como direitos fundamentais. O inciso IV do artigo 5º estabelece que é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. Já o inciso IX garante o direito de livre expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação. 

A censura estatal contra a rádio Jovem Pan ocorre quando o governo exerce controle sobre o conteúdo veiculado pelos meios de comunicação, restringindo a liberdade de expressão e a livre manifestação do pensamento. No caso da rádio Jovem Pan, denúncias de censura têm surgido, apontando que o Estado tem interferido na programação jornalística da emissora, restringindo o alcance de determinados temas e opiniões. 

Os impactos da censura na sociedade, bem como na rádio Jovem Pan e em outros veículos de comunicação tem sérios impactos na sociedade. A restrição da diversidade de opiniões e o controle do que é veiculado prejudicam a construção de uma sociedade plural, onde o debate de ideias é essencial para a formação de uma consciência crítica e o fortalecimento da democracia. 

Sabe-se, muito bem, que é livre a liberdade de expressão ou a manifestação do pensamento, e quem se sentir atingido em sua reputação moral, for injuriado ou difamado por quem quer que seja deverá, através das regras e do ordenamento jurídico, procurar exercer seu direito de se defender de ataques ou mentiras infundadas.  

A liberdade de manifestação do pensamento e a liberdade de expressão são direitos constitucionalmente garantidos e fundamentais para a manutenção de uma sociedade democrática. A censura estatal, como ocorre na rádio Jovem Pan e em outros meios de comunicação, representa uma violação desses direitos, limitando a diversidade de opiniões e restringindo o debate público. É necessário garantir o respeito aos princípios democráticos e promover um ambiente propício para a livre expressão, permitindo que diferentes perspectivas sejam ouvidas e contribuam para a construção de uma sociedade mais justa e plural.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A NECESSIDADE DE TERMOS AMIGOS

Logo após uma audiência ouvi esta indagação de uma escrevente para uma promotora: Porquê, em nossa vida cotidiana, dizemos que temos poucos ...