quinta-feira, 29 de junho de 2023

A Relativização da Palavra "Crime" A Vulgarização em um Contexto Contemporâneo. #homofobia #racismo #gordofobia #banalização #crime

No cenário atual, é evidente uma crescente tendência à criminalização de condutas que antes não eram tratadas como crimes. Temos presenciado a ampliação do espectro do que é considerado crime, abrangendo desde os delitos tradicionais, como roubo e homicídio, até questões relacionadas à discriminação e ao preconceito, como a homofobia, a gordofobia e o racismo. Nesse contexto, emerge a discussão sobre a relativização da palavra "crime" e como essa tendência tem levado a uma vulgarização do termo. 

Vemos, hoje, a expansão do conceito de crime, e com o avanço das demandas sociais e das lutas por direitos, houve um movimento para expandir o âmbito do que é considerado crime. Questões que antes eram vistas como exclusivamente sociais ou morais, como o preconceito, passaram a ser tratadas também como ofensas criminais. Isso reflete uma busca por justiça e pela garantia de direitos, mas também pode levar a uma banalização da palavra "crime". 

 

Com isso, acabamos por ter reflexos na legislação, pois a ampliação do conceito de crime tem encontrado respaldo na legislação, que se adapta para acompanhar as demandas sociais. Leis tem sido promulgadas para criminalizar condutas discriminatórias e ofensivas, com o objetivo de coibir comportamentos preconceituosos. No entanto, essa expansão excessiva pode resultar em uma diluição do significado do termo, tornando-o menos impactante na percepção social. 

 

A relativa facilidade com que o termo "crime" é utilizado hoje em dia pode levar a uma desvalorização do seu real significado. Quando tudo é considerado crime, independentemente da gravidade ou das circunstâncias, corre-se o risco de minimizar a importância de crimes mais graves e desviar o foco da real necessidade de punição. 

 

Nesse contexto é fundamental o papel do debate público para que a sociedade promova um debate saudável e reflexivo sobre a relativização da palavra "crime". É necessário discutir os limites da criminalização, considerando aspectos como a proporcionalidade das penas, a efetividade das leis e a importância da educação e da conscientização como formas de combater o preconceito e a discriminação. 

 

A relativização da palavra "crime" é uma realidade contemporânea que reflete a busca por justiça social e a necessidade de enfrentar problemas como o preconceito e a discriminação. No entanto, é importante manter uma visão crítica sobre essa tendência, evitando a banalização do termo e promovendo um debate equilibrado sobre a necessidade de criminalização de determinadas condutas. Somente assim poderemos construir uma sociedade mais justa, na qual a palavra "crime" preserve seu real significado e sua capacidade de promover a segurança e a harmonia entre os indivíduos. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A NECESSIDADE DE TERMOS AMIGOS

Logo após uma audiência ouvi esta indagação de uma escrevente para uma promotora: Porquê, em nossa vida cotidiana, dizemos que temos poucos ...