quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

55 ANOS, APOSENTEI E AGORA???

Algumas empresas contratam idosos para colocá-los nas filas prioritárias de bancos!!!
É sabido que,normalmente, a oferta de vagas de emprego vai dos 18 aos 55 anos. Acontece que, para a maioria das empresas, ter 60 anos ou mais não são pontos favoráveis no processo seletivo, mesmo tendo larga experiência profissional e de vida.
Infelizmente no Brasil idade e experiência não são cartão de visitas da terceira idade. Tanto os iniciantes quanto os mais velhos encontram sérias dificuldades em terem seus empregos, pois, como já disse em post anterior, não há políticas públicas para mudar esse estado de coisas.
No país existem mais de 15.000.000 de desempregados, dessa forma a coisa está feia para todo mundo e de acordo com pesquisas, e eu sou avesso a esse tipo de coisa, no Brasil de 2007 e 2017 o número de idosos com mais de 60 anos saltou de 20% para 26%. É pouco, claro que não, haja vista que cresce cada dia mais a expectativa de vida por aqui.
Se não bastasse esses números, chega a ser maquiavélico a conclusão dos “experts” que dizem que os idosos não se adaptam às mudanças ou são acomodados e querem tudo de mão beijada, puro preconceito estampado nessas conclusões. O que ocorre, a meu ver, é que os empregadores não têm preparo e políticas corretas para absorver essa mão de obra que cresce dia a dia, pois o envelhecimento no Brasil é um processo sem volta.
Algumas empresas contratam idosos para colocá-los nas filas prioritárias de bancos para pagamentos de títulos e documentos em cartórios de notas, e isso tem que acabar. Essas empresas precisam pôr em prática políticas de recrutamento da terceira idade e reconhecer os benefícios dessas contratações que, afirmo, são várias com certeza, pois o idoso é comprometido com os valores de qualquer segmento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A NECESSIDADE DE TERMOS AMIGOS

Logo após uma audiência ouvi esta indagação de uma escrevente para uma promotora: Porquê, em nossa vida cotidiana, dizemos que temos poucos ...