segunda-feira, 3 de julho de 2023

Democracia Plena X Democracia Relativa - O Caminho para a Liberdade e a Participação - #liberdadedeexpressão

 A democracia é um princípio essencial para o funcionamento saudável de uma sociedade, assegurando a participação ativa dos cidadãos e a garantia de direitos fundamentais. No entanto, algumas correntes políticas, como o comunismo, têm sido associadas a uma visão de democracia relativa, caracterizada por restrições à liberdade de expressão e à participação política. Pretendo abordar, nesse simples texto, a importância da democracia plena e refutar a visão da democracia relativa, defendendo a necessidade de uma democracia abrangente, inclusiva e respeitadora dos direitos individuais. 


A democracia plena é baseada no princípio da igualdade, liberdade e participação ativa de todos os cidadãos. Ao contrário da visão relativa, a democracia plena busca garantir que todos os indivíduos tenham direito à liberdade de expressão, religião e associação, sem restrições ou perseguições. A liberdade de expressão é um pilar essencial da democracia plena, permitindo o livre debate de ideias e o exercício do pensamento crítico. 


A democracia plena reconhece a importância da participação política dos cidadãos em todos os níveis de governo. Isso implica na capacidade de votar e ser votado, bem como no acesso a informações transparentes e no direito de se envolver ativamente nos processos de tomada de decisões. A visão relativa da democracia limita esses direitos, negando aos cidadãos a oportunidade de influenciar diretamente as políticas que os afetam. 


O conceito de democracia plena não apenas garante os direitos fundamentais de cada indivíduo, mas também valoriza a diversidade de opiniões e perspectivas. O respeito à liberdade de pensamento, crença e expressão permite que diferentes vozes sejam ouvidas e respeitadas, promovendo um ambiente inclusivo e pluralista. A visão relativa da democracia, por outro lado, tende a suprimir vozes dissidentes e limitar a diversidade de ideias. 


Seguindo nesse mote, a democracia plena requer um estado de direito sólido, com instituições independentes e uma clara separação de poderes. Isso assegura que os direitos individuais sejam protegidos e que nenhum indivíduo ou grupo possa abusar do poder. Na visão relativa da democracia, a independência das instituições e o devido processo legal podem ser comprometidos em prol de interesses partidários ou ideológicos. 


Dessa forma, a democracia plena é um ideal a ser buscado, garantindo a liberdade, a igualdade e a participação política de todos os cidadãos. Contrapondo a visão relativa da democracia, a verdadeira democracia valoriza a liberdade de expressão, a participação política, o respeito aos direitos individuais e a diversidade de opiniões. Ao abraçarmos essa visão, promovemos uma sociedade mais justa, inclusiva e comprometida com a proteção dos direitos e liberdades de todos os seus membros. A democracia plena é o caminho para a verdadeira liberdade e participação cidadã. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A NECESSIDADE DE TERMOS AMIGOS

Logo após uma audiência ouvi esta indagação de uma escrevente para uma promotora: Porquê, em nossa vida cotidiana, dizemos que temos poucos ...